Avaliação de Impacto Ambiental e EIA/RIMA

Prof. M.Sc. Orleno Marques da Silva Jr

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ 


Doutorando em Planejamento Energético do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em geografia pela Universidade Federal do Pará, especialista em Geotecnologias (Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento) pelo Instituto de Ensino Superiores da Amazônia, graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará e Técnico em Sensoriamento Remoto - Instituto Federal do Pará-IFPA. Atua na área análise de riscos ambientais, sensoriamento remoto, geoprocessamento e gestão ambiental.
 

 

 


DRONE aplicado ao monitoramento ambiental

Prof. M.Sc. Stephan Almeida

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2006) e mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2010). Atualmente é professor de topografia e cartografia da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Fotointerpretação Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: gps, manejo sustentável e floresta.

 

 


Geoprocessamento Aplicado à Modelagem Ambiental


Eng. Amb. Marcos Alexandre
 
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Laboratório de Geoprocessamento - LABGEO


Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Técnico em geodésia e cartografia, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Experiência profissional como estagiário do Laboratório de Geoprocessamento Análise Espacial e Monitoramento por Satélites - LAGAM. Estagiário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS, na Gerencia de Monitoramento Ambiental - GEMAM, Monitor de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da Universidade Federal Rural da Amazônia. Habilidades com Sistemas de Informação Geográfica, monitoramento ambiental, ferramentas de geoprocessamento aplicado ao meio ambiente, construção de banco de dados geográficos, análise espacial e processamento digital de imagens.

 

 


Geotecnologias aplicado a Geoestatistica

Eng. Rodolfo Reis

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Laboratório de Geoprocessamento - LABGEO


Engenheiro Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia e Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Georreferenciamento em Imóveis Rurais, Cadastro de Imóveis Rurais, Modelagem Ambiental, Métodos Geoestatísticos aplicado como ferramenta de qualidade, monitor de Expressão Gráfica e estagiário em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento do Laboratório de Geoprocessamento, Análise Espacial e Monitoramento por Satélite – LAGAM UFRA.

 

 

 


Outorga de Água

Profa. D.Sc. Mariane Furtado Gonçalves

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA / Campus CAPANEMA
Coordenadoria de Eng. Ambiental & Energias Renováveis CAPANEMA

Possui título de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia, ITEC, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2014). Mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2008) e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2006). Tem experiência na área de Ciências Ambiental e Recursos Hídricos. Trabalhou com gerenciamento ambiental em obra de edificações privadas/indústrias, pela empresa CONCREMAT, e elaboração de projetos para licenciamento ambiental pela empresa Terra Meio Ambiente. Atualmente é coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis na Universidade Federal Rural da Amazônia - Ufra, no município de Capanema/PA.

 

 

Cadastro Ambiental Rural – CAR
 
Tatiana Pará Monteiro de Freitas
 
Secretária de Estado de Meio Ambiente e
Sustentabilidade do Estado do Pará - SEMAS/PA


Eng. Agrônoma; Especialista em Geotecnologias; Candidata ao título de Mestre em Eng. Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia-IME. Já atuou como Professora substituta de Geociências na Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA/Capitão Poço e como Professora de Geociências do PARFOR/PA. Atualmente é Analista na Gerência de Gestão de SIG e Inovações Geotecnológicas-GEOSIG pertencente à Diretoria de Geotecnologias-DIGEO na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará – SEMAS.

 

 

 


Resíduos Sólidos


Profa. M.Sc. Valdivia Norat
Universidade Federal do Pará - UFPA
Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental - FAESA


possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1981), especialização em Saúde Pública e Ciências da Engenharia Ambiental, e mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1998). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando nos seguintes temas: meio ambiente, saneamento, gestão ambiental, resíduos sólidos e recursos hídricos.
 

 

 

 


Energia Solar Fotovoltaica

 Prof. M.Sc. Renato Luz Cavalcante
Universidade Federal do Pará - UFPA
Grupo de Estudos e Desenvolvimento em Alternativas Energéticas - GEDAE


O Prof. Renato Cavalcante é formado em eletricidade de manutenção pela escola técnica Getúlio Vargas SENAI/PA. Possuí graduação Engenharia Elétrica pela UFPA (2011). Na mesma universidade concluiu o mestrado em Engenharia Elétrica área de sistemas de energia. Faz parte do Grupo de Estudos de Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE). É pesquisador do grupo de pesquisa Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis - GPIDATS.






Prof. D.Sc. Glauber Tadaiesky Marques
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Laboratório de Estudos em Energias Renováveis - LABEER


O Prof. Glauber possui graduação em Física pela Universidade Federal do Pará (1997-2001), mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002-2004) e doutorado em física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004-2008). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: buracos negros, teoria quântica de campos em espaço-tempo plano e curvo, cosmologia e gravitação e ondas gravitacionais. Atualmente, é professor adjunto I da Universidade Federal da Amazônia (UFRA).

 

 

 

 


Qualidade da água

Profa. D.Sc. Silvana Veloso 
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (1994), Licenciada Plena em Química pela Universidade Federal do Amapá (2001), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2007), Doutora em Geoquímica Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará em 2014.


Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD

Eng. D.Sc. Sergio Brazão e Silva
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Doutorado em Geologia e Geoquímica pelo Instituto de Geociências da UFPA e possui mestrado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Atualmente é Eng. Agrônomo da Universidade Federal Rural da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fertlidade do solo, Unidades de Conservação, Meio Ambiente e Química de Solo.

 

 


Pericia Ambiental

Profa. D.Sc. Thereza Cristina Ferreira Camello
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduação em Ciências Biológicas (modalidade Medica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982); graduação em Ciências Biologicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro,Licenciatura (1985),Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é biólogo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnostico laboratorial, Corynebacterium spp, Corynebacterium diphtheriae, Corynebacterium pseudodiphtheriticum, Rhodococcus equi e Nocardia spp. Também atua na área ambiental e de ecologia. Pertence ao conselho editorial da Revista Ibero-Americana de Ciências. Editor Chefe Revista SUSTINERE (Saúde e Educação). Perito Biomedico do Observatorio Urbano Estado do Rio de Janeiro (OUERJ)-UERJ.
 

 

 


Tratamento de Efluentes

Eng. D.Sc. Francisco Carlos Lira Pessoa
Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Engenharia sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2005), especialização em Engenharia de Segurança do trabalho pela Universidade da Amazônia (2008), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes). Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Hidrologia; Regionalização Hidrológica - Curvas de permanência - Vazões Ecológicas - (Regressões Múltiplas); e Identificação de Regiões Hidrologicamente Homogêneas (Métodos de Análise de Agrupamentos e Fuzzy C-Means).

 

 


Licenciamento Ambiental

Enga. Amb. Daniela Silva Ladeira
Universidade do Estado do Pará - UEPA

Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Gestão, Consultoria, Auditoria, Perícia, Fiscalização Ambiental e Sanitária pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazonia; Direito Ambiental pela Universidade Anhanguera e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazonia. Atualmente é Sócia-administradora da empresa Ekus Consultoria Ambiental.

 

 

 

Plano de Manejo Florestal Sustentável

Prof. M.Sc. Rodrigo Pereira
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1995), mestrado em Botânica Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia (2006) . Atualmente é Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e Pesquisador Associado do Instituto Natureza Amazônia. Tem experiência e atua, principalmente, nos seguintes temas: segurança do trabalho, manejo de florestas (nativas e plantadas), exploração de impacto reduzido, economia florestal, botânica, fitossociologia e ecofisiologia vegetal.

 

 

 

 

CAMAER 2018

CAMAER 2018

NOVIDADES DO II CAMAER

  

No II CAMAER haverá o lançamento do livro:
"Sustentabilidade e Sociobiodiversidade na Amazônia: Integrando ensino, pesquisa e extensão na região Insular de Belém"

 
Autores Ufranianos:
Profa. Dra. Vania Neu, Prof. Ms. Marcos Santos, Prof. Dr. Leandro Meyer, Victor Martins Guedes e Maria Gabriela da Silva Araújo (acadêmicos de Eng. Ambiental e Energias Renováveis)


Local: Hall do Prédio Central da UFRA.


Data: 16/09 (Sexta-feira) às 17hs 

Edições Anteriores

082341
Hoje
Ontem
Esta Semana
Semana Passada
Este Mês
Mês Passado
Desde 05/08/2015
67
31
156
64027
441
940
82341

Seu IP: 54.167.44.32
2017-12-14 22:47