Palestra 1
Produção de Biodiesel por Dendê


Roberto Yokoyama
Diretor da ABRAPALMA

A Abrapalma tem a missão de representar, organizar e agregar as empresas brasileiras produtoras de óleo de palma com o objetivo de produzir conhecimento técnico e científico, aprimorar as políticas públicas e promover na prática o desenvolvimento do setor, mas com o devido cuidado social e A partir desses princípios, a associação representa o segmento da palma nos fóruns nacionais e internacionais, levando a mensagem de um setor que busca equacionar a relação entre produção e sustentabilidade, o que implica em trabalhar e prosperar na perspectiva da valorização do meio ambiente e das comunidades e populações tradicionais que se relacionam com a atividade.

    A atuação da Abrapalma inclui ainda a cooperação com órgãos epúblicos no desenvolvimento execução de políticas voltadas ao desenvolvimento do setor produtivo da palma. A associação quer aprimorar o marcos regulatórios por meio de reformas e ajustes à legislação federal, estadual e municipal com a finalidade de beneficiar o setor, a produção familiar e o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.

 

 

Palestra 2
Barômetro da sustentabilidade em municípios produtores de energia



Andrea Coelho
Diretora de Estudos e Pesquisas Ambientais da  FAPESPA


Possui Graduação em Geografia (Licenciatura/ Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará.

     Atualmente é Diretora de Pesquisas e Estudos Ambientais do Instituto de Desenvolvimento, Econômico, Social e Ambiental do Pará - IDESP, onde coordena projetos de abrangência regional e estadual. Atua em projetos da Rede de Modelagem da Amazônia - Rede GEOMA, e como colaboradora do Projeto AMAZALERT.

         Tem experiência na área de Geografia Física ; Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto; Cartografia, Meio Ambiente e Planejamento. Atuando principalmente nos seguintes temas: Indicadores de sustentabilidade, Zoneamento Ecológico-Econômico, Mapeamento e qualificação de uso da terra, Elaboração de cenários, Planejamento e gestão ambiental e do território.


Palestra 3
Bioenergias


Gleysson B. Machado
University of Applied Sciences Frankfurt - Alemanha


O Prof. Gleysson B. Machado vive na Alemanha há mais de 17 anos. Estudou na Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt (Fachhochschule Frankfurt /University of Applied Sciences Frankfurt) onde concluiu sua faculdade e Mestrado em Engenharia Química. 

       Concluiu sua especialização em Tecnologias de Geração de Energia com temas sobre Tecnologia Nuclear, Hidrelétricas, Energia Eólica, Células Combustível, Biodigestores, Termoelétricas em geral, Energia Solar, Petroquímica, Integrated Gasification Combined Cycle e Tecnologias de geração com hidrogênio. 

     Sua segunda especialização envolve o estudo sobre engenharia ambiental com temas como Limpeza de Gases, Resíduos Sólidos e Tratamento de Água e Esgoto. Em sua grade extra curricular se especializou em Estudo sobre Polímeros, Engenharia dos materiais e Automação de sistemas industriais. 

 

Palestra 4
Expansão da Geração Hidrelétrica e a Intervenção em Áreas Protegidas na Amazônia


Orleno Marques 
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Planejamento Energético do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

      Mestre em geografia pela Universidade Federal do Pará, especialista em Geotecnologias (Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento) pelo Instituto de Ensino Superiores da Amazônia, graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará e Técnico em Sensoriamento Remoto - Instituto Federal do Pará-IFPA. Atua na área análise de riscos ambientais, sensoriamento remoto, geoprocessamento e gestão ambiental.

 

Palestra 5
Energia Solar na Amazônia  

 

Wilson Negrão Macedo
Coordenador do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos (LSF) do Grupo de Estudos e Desenvolvimento em Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

     Professor adjunto III do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. Possui graduação (1999) e mestrado (2002) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará e Doutorado em Energia pela Universidade de São Paulo (2006), onde trabalhou no período de 2002 a 2006, no Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto de Eletrotécnica e Energia. 

   Atualmente desenvolve pesquisa, na área de energia solar fotovoltaica e sistemas híbridos, no Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará (GEDAE/UFPA), onde coordena o Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos, e também é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA) e do Grupo de Pesquisa em Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis - GPIDATS - IDSM-OS. 

     Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Geração Distribuída, Energia solar Fotovoltaica, Conexão à Rede Elétrica de Baixa Tensão, Energia Renováveis, Atendimento de Localidades Isoladas.

        É co-autor do primeiro livro de sistemas fotovoltaicos no Brasil denominado de: "Sistemas Fotovoltaicos Conectados a Rede Elétrica" publicado em 2012 pela editora Oficina dos Textos.

   

Palestra 6
Tecnologia para tratamento de resíduos - uma abordagem energética


Ricardo Kühl
Mestrando em Engenharia Elétrica pela UFPA
Engenheiro Ambiental e de Energias Renováveis formado pela UFRA (turma: EAER10)


 

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2014), atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, educação ambiental, economia, meio ambiente, canalização de águas, energias renováveis, gaseificação de biomassa e sistemas fotovoltaicos.

         O seu trabalho "Tecnologia para Tratamento Térmico de Resíduos Sólidos: Uma Abordagem Energética" recebeu o certificado de honra ao mérito, como um dos 20 melhores trabalhos (entre os mais de 1000 trabalhos aceitos) no Congresso Internacional de Bioenergia, ocorrido entre 15 e 16 de Agosto em São Paulo.


 

 

 

 

Venha para o I CAMAER

023808
Hoje
Ontem
Esta Semana
Semana Passada
Este Mês
Mês Passado
Desde 5/8/15
17
8
43
22879
153
256
23808

Seu IP: 54.167.44.32
14-12-2017 22:45

Patrocinadores

 

 

EM ATUALIZAÇÃO

Patrocínio

 

 

 

Realização

Apoio